Almeida Henriques

É Presidente da Câmara Municipal de Viseu desde Outubro de 2013. É também Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e Presidente da Secção de Smart Cities.

Com 56 anos, é casado, tem três filhos, é natural de Viseu, licenciado em Direito e advogado de profissão.

Entre 2011 e 2013, exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, com os pelouros dos Fundos Comunitários, Revitalização de Empresas e Defesa do Consumidor, entre outros.

Foi Presidente da Assembleia Municipal de Viseu e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Foi Deputado à Assembleia da República nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD na XI Legislatura com a coordenação da área económica, tendo também exercido as funções de vice-presidente da Comissão de Assuntos Económicos da Assembleia da República e de vice-presidente da Delegação da OSCE.

Foi vice-presidente da CIP - Confederação da Indústria Portuguesa, presidente do CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria e presidente da AIRV - Associação Industrial da Região de Viseu. Das duas últimas, é também presidente honorário.

É Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, por atribuição do Presidente da República Jorge Sampaio.