Conversa sobre amor e espiritualidade marca segundo dia do Festival LiterĂ¡rio de Viseu

“Tinto no Branco” recebe este sábado nomes como Daniel Jonas, Frederico Lourenço e Manuel Carvalho. Estão programados mais de 15 eventos.

O “Vinhos de Inverno” e o festival literário “Tinto no Branco” apresentam mais de 15 eventos para este sábado, 3 de dezembro, no Solar do Vinho do Dão.

Um dos momentos mais aguardados do festival é a conversa literária que trata a relação entre o amor, a espiritualidade e o vinho, tendo por nome “Tomai todos e bebei”, pelas 21H30. Aqui, juntam-se à mesma mesa os autores Daniel Jonas e Frederico Lourenço e o jornalista António Marujo, na capela do Solar. A moderação está a cargo de Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca.

Mas o dia de sábado começa logo pelas 15 horas, com atividades para os mais novos como um espetáculo infantil de magia e um ateliê de ilustração com Paulo Galindro.

Às 15h30 têm início as conversas literárias, com Bruno Vieira Amaral e Fernando Pinto do Amaral como convidados para “A morte sem mestre”. Há nova conversa pelas 17H30 com Helena Vasconcelos e João Tordo.

O jornalista do Público Manuel Carvalho estará também presente neste dia para uma pré-apresentação de álbuns fotográficos com imagens de Domingos Alvão sobre regiões vinhateiras de Portugal, na qual se inclui o Dão. Será pelas 19H30. Manuel Carvalho volta a entrar em cena pelas 21h30, desta vez na pele de crítico de vinhos, num workshop para wine lovers com lotação esgotada.

A “Missa Mal Dita” chega ao festival literário numa declamação satírica de poesia por Renato Filipe Cardoso, às 22H30, com textos de clássicos como Bocage. O humor continua com um “Stand-up literário” ligado à literatura e história, com Miguel Miranda e Pedro Vieira.

A animação musical da noite é garantida pela atuação dos Lucky Duckies, na Tenda Tinta, pelas 22 horas, e pela DJ Rita Mendes, que entra em palco à meia-noite.

A música, os sabores da gastronomia beirã e os néctares da região estarão presentes em permanência no “Vinhos de Inverno”. A entrada é livre e o programa é para todos.

Recordamos que a obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, é o mote desta edição do festival literário. Em Viseu, com o “Vinhos de Inverno”, combinam-se os mundos da literatura e dos vinhos à lareira do solar quinhentista que se transforma no spot de charme deste fim de semana.

O “Vinhos de Inverno” está integrado na agenda do Município e da Viseu Marca para promoção de Viseu como destino enoturístico e conta com o patrocínio do BiG – Banco de Investimento Global, tendo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a Galp Energia, a Litocar e a Cássia Lignéa como parceiros.

Toda a informação está disponível e atualizada em www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt., bem como nas páginas de Facebook www.facebook.com/municipioviseu e www.facebook.com/visitviseu.