Herói dos Monty Python e Ricardo Araújo Pereira frente-a-frente para abrir festival literário “Tinto no Branco”, em Viseu

De 1 a 3 de dezembro, grandes nomes como Pedro Mexia, Frei Bento Domingues e Nuno Júdice fazem o programa do festival que harmoniza os prazeres dos livros, das conversas e da música aos néctares do Dão

 

No fim-de-semana de 1 a 3 de dezembro Viseu recebe a terceira e a melhor edição do festival literário de Viseu “Tinto no Branco”, com especiais cabeças-de-cartaz.

O evento surge integrado no salão “Vinhos de Inverno”, harmonizando os prazeres dos livros, das conversas e da música aos néctares e sabores do Dão.

O momento alto do festival chega logo no arranque, a 1 de dezembro, às 18 horas, com a conversa que senta à mesma mesa Michael Palin, o famoso comediante britânico dos Monty Python, e Ricardo Araújo Pereira, humorista membro dos Gato Fedorento. Um frente-a-frente inédito com o mote “E agora para algo completamente diferente”. Para assistir a esta conversa não é necessária qualquer inscrição ou bilhete, estando os lugares limitados à lotação da sala.  Para assistir a esta conversa não é necessária qualquer inscrição ou bilhete, estando os lugares limitados à lotação da sala.

O “Tinto no Branco” vai juntar em Viseu cerca de 30 convidados em 30 momentos de programação, em mais de 50 horas, que incluem conversas literárias, ateliês infantis, performances, exposições, visitas guiadas e outras propostas, sendo atrativo para famílias e diversos públicos.

Na edição deste ano, o “Tinto no Branco” constrói a sua narrativa em torno de duelos, de frente-a-frente em conversas que confrontam temas como ciência e religião; poesia e prosa; campo e cidade; ócio e trabalho. No leque de confirmações estão já nomes conhecidos como Pedro Mexia, Francisco José Viegas, Frei Bento Domingues, Nuno Júdice, Afonso Cruz, Daniel Oliveira ou Fernando Dacosta.

O festival literário é o evento-âncora que dá corpo ao salão de néctares que se instala no Solar, no âmbito do “Vinhos de Inverno”, o último evento da agenda de promoção enoturística promovida pelo Município e pela Viseu Marca. 

O Solar do Vinho do Dão acolherá durante estes dias um salão de provas de vinhos com os próprios produtores da região do Dão a dar a conhecer os seus néctares, um espaço para provar e comprar produtos agroalimentares autênticos e também artesanato regional. Para que as famílias possam usufruir da programação, está disponível em permanência o Espaço Dão Petiz, para receber os mais novos, na Capela do Solar.

A cozinha do Solar terá um inquilino especial para estes dias, tendo em permanência o restaurante “QB Events”, com a assinatura do chef Luís Almeida. Pratos regionais, petiscos e sabores que combinam os néctares do Dão compõem a carta.

A Tenda dos Jardins de Inverno será o espaço a privilegiar no evento para quem procura uma bebida quente, doces glamourosos e um palco de concertos com bar.

O “lado B” de Viseu estará também presente no “Vinhos de Inverno”, com as visitas literárias “Viseu Misteriosa”. Além de uma primeira récita no dia de abertura, duas visitas com encenação teatral do Teatro AFTA – Projeto OFF antecedem e abrem o apetite para o “Tinto no Branco”, a 24 e 25 de novembro. As pré-reservas devem realizar-se em www.tintonobranco.pt.

Os concertos das noites do “Vinhos de Inverno” estão nas mãos de Benjamin - sexta, às 22H30 – e dos Virgem Suta – sábado, às 22 horas. O jovem músico português é voz de músicas como “Terra firme” e “Os teus passos”. Já os Virgem Suta são a banda autora de êxitos como “Maria Alice” e “Linhas Cruzadas” (com Manuela Azevedo).

Os viseenses, além de terem representação máxima nos néctares e na gastronomia presentes no Solar, juntam-se também ao cartaz musical. Francisco Cappelle, ADFECTUS, Tempo Singular e os DJ Gryzler e António Arede são alguns dos exemplos.

A entrada no Solar é gratuita.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “Esta é indiscutivelmente a melhor edição de sempre do ‘Tinto no Branco’. Viseu reforça a sua condição de cidade cultural e destino vinhateiro.”

A Booktailors é a empresa parceira na organização do festival literário.

O “Vinhos de Inverno” está integrado na agenda do Município e da Viseu Marca para promoção de Viseu como destino enoturístico e conta com o patrocínio do Banco Popular – Grupo Santander. Apoiam também o evento a Auto Sertório e a Galp Energia. A Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Cássia Lignéa apresentam-se como parceiros da iniciativa.

Toda a programação dos “Tinto no Branco” e “Vinhos de Inverno” está disponível e atualizada nos sites www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt